segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Biografia de Manuel da Silva Mendes em preparação

Macau na época da MSM. Ca. 1910-20
Autor do blogue “Macau Antigo” e da obra “Macau, os anos da guerra:1939-1945”, João Botas está a preparar novos projectos, que deverão ver a luz do dia ainda este ano.
Ao Hoje Macau, o autor confessou que está a preparar uma biografia sobre Manuel da Silva Mendes, que viveu no período compreendido entre 1867 e 1931, obra que deverá ser publicada em formato livro no final deste ano. Contudo, esperam-se mais iniciativas, como a “colocação de uma placa alusiva a Manuel da Silva Mendes na sua antiga casa, hoje sede de um instituto das Nações Unidas”, em Macau, bem como a edição da obra em formato e-book, depois de publicada a versão em papel.
Para colaborar neste projecto, João Botas confirma que conta “com o apoio do professor António Aresta, um especialista na matéria”, tendo já enviado convites para António Conceição Júnior e o arquitecto Carlos Marreiros.
Com uma viagem a Macau planeada para as próximas semanas para obter mais apoios e realizar mais pesquisas, o autor contou ainda que esta será uma obra de distribuição gratuita. “Em troca do apoio financeiro, cada patrocinador irá receber um determinado número de livros, de acordo com o montante do apoio.”
Esta biografia é a terceira obra de João Botas, que pretende homenagear uma figura que diz estar “esquecida”. “Serão apresentados documentos inéditos, desde artigos de sua autoria a fotografias. Vai abordar a vida e obra de Manuel da Silva Mendes, homem de espírito multifacetado: professor e reitor do Liceu, advogado, juiz, presidente do Leal Senado. Teve ainda tempo para se dedicar ao estudo da filosofia taoísta e da arte chinesa, e em ambos os campos revelou-se um profundo conhecedor. A sua colecção particular serviu de base ao aparecimento do Museu Luís de Camões e hoje é um dos mais importantes espólios do Museu de Arte de Macau.”
“Não obstante a importância da sua vida e obra, sobre Manuel da Silva Mendes paira um manto de silêncio não só injusto como inexplicável. É por tudo isto que se justifica o aparecimento desta biografia”, explica ainda o autor.
Notícia do jornal Hoje Macau 25.01.2013 
No âmbito deste projecto vou também tentar envolver outras entidades, incluindo, por exemplo, os CTT de Macau suscitando a criança de um selo alusivo a MSM.
Se possui documentos e/ou informações que sejam importantes para esta biografia contacte: macauantigo@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário