terça-feira, 22 de janeiro de 2013

"Manuel Teixeira: de menino a Monsenhor"

Foi colocado à venda no início de 2013  o livro “Manuel Teixeira, de menino a Monsenhor”. A obra é da autoria de José Mário Teixeira, colaborador do IIM, onde desempenhou as funções de coordenador de projectos especiais. Trata-se do sexto volume da colecção “Missionários para o Século XXI”, do Instituto Internacional de Macau (IIM). Segue-se um excerto que resume a sua vida e obra...
“Numa vida cheia e produtiva, Monsenhor Manuel Teixeira cruzou-se com muitos vultos que haviam de ficar na história de Macau, de Portugal e do Mundo. Conheceu pessoalmente dois Papas, João Paulo II e Pio XII. Desenvolveu uma relação de amizade com o cardeal Ratzinger, na altura número dois da Santa Sé, que viria a tornar-se, também ele, Papa. Viu passar por Santa Sancha duas dezenas de governadores, a muitos dos quais serviu como conselheiro. Deu a conhecer Macau a inúmeros ilustres de todas as nações e, tornado ele próprio, ícone turístico graças a um aspecto e a um carácter tão especial, casou gente de toda a parte, especialmente japoneses, que vinham bater-lhe à porta, depois de o verem na comunicação social ou em fotografias.
Se o seu aspecto lhe dava as surpresas já referidas, o seu trabalho foi recompensado com uma série de títulos honoríficos: Oficial da Ordem do Império Colonial (1952); Comendador da Ordem do Infante D. Henrique (1974); Medalha de Valor (1985); Comendador da Ordem Militar de Santiago da Espada (1989); Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (1996); Grã-Cruz da Ordem Militar de Santiago da Espada (1999); membro da Academia Portuguesa de História e da Associação Internacional de Historiadores da Ásia; sócio-correspondente da Sociedade de Geografia de Lisboa; sócio de número da Sociedade Científica Católica Portuguesa; vogal do Centro de Estudos Históricos Ultramarinos e do Conselho da Universidade da Ásia Oriental e Doutor Honoris Causa pela mesma universidade. Representou Macau e Portugal em muitos congressos (…).
Foi assistente diocesano da Juventude Independente Católica Feminina (JICF); procurador interino dos Bens das Missões Portuguesas de Singapura e Malaca e procurador dos Bens das Missões Portuguesas na China. Organizou a Legião de Maria da Paróquia de S. José da Missão de Singapura, em 1949; reorganizou, em 1947, a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, inactiva durante mais de cinquenta anos; criou a Ordem Terceira de S. Francisco e organizou a Acção Católica em 1953, ainda na mesma paróquia. Foi fundador das Conferências de S. Vicente de Paula, em Macau (1937) e em Singapura (1944) e foi Promotor da Justiça e Defensor do Vínculo do Tribunal Eclesiástico em Macau, entre 1936 e 1947.
Algumas das suas obras foram traduzidas em várias línguas, e duas delas valeram-lhe o Prémio História da Fundação Calouste Gulbenkian ‘Presença de Portugal no Mundo’. As obras foram ‘Os Militares em Macau’, em 1981, e ‘Toponímia de Macau’, em 1983. Os prémios pecuniários, de dez mil escudos cada um, foram remetidos, o primeiro ao académico P. António da Silva Rego, com ordem de o remeter ao bispo de Bragança para o seu seminário, e o segundo, a D. António Rafael, ‘como um pequenino grão de areia para a construção da catedral de Bragança’. Colaborou em numerosos jornais e revistas portugueses e estrangeiros (…). Foi proclamado ‘Figura do Ano em Macau’ em 1982, e considerado ‘um dos quatro anciãos mais activos do mundo’, num documentário norte-americano, e uma ‘Enciclopédia Viva’, pela National Geographic. Em 1984, foi narrador de dezasseis filmes históricos para a televisão de Macau e outro para a televisão coreana. Em 1989 participou num filme em Macau produzido pelo ‘Studio Hamburg’, com o actor Hardy Kruger. No mesmo ano, serviu de guia a quatro equipas de televisão vindas de Espanha, França, Hungria e Alemanha.
A sua obra tem uma extensão que não pode ser resumida nestas páginas, por falta de espaço, mas que está disponível, na íntegra, na Biblioteca Central de Macau (BCM) que, em 1992, para comemorar o 80.º aniversário do Padre Manuel Teixeira, publicou um boletim bibliográfico intitulado ‘O Homem e a Obra’, onde é possível encontrar fotografias e a referência de todas as publicações de sua autoria então existentes na Biblioteca Central de Macau. Em 2001, antes do seu regresso a Portugal, Monsenhor Manuel Teixeira foi convidado pela BCM a assinar as suas obras que pertencem à Biblioteca. O seu espólio, conservado na Sala de Macau da BCM, inclui: 130 títulos, editados entre 1937 e 1999, 305 analíticos, referentes a diversas publicações periódicas e uma Bibliografia Passiva com 27 títulos.”

Sem comentários:

Enviar um comentário