quarta-feira, 12 de março de 2014

1ª Exposição Colonial do Porto: 1934

Em 1934 o regime já consolidado e inspirado pela Exposição Colonial de Paris de 1931, promoveu no Porto a primeira das suas grandes exposições, a Exposição Colonial do Porto. O objectivo era mostrar o Estado Novo como um regime moderno e activo num Portugal Imperial.
A década de 1930 marca o 'despertar' para a questão colonial. Em Março de 1930 surgira em Angola um confronto entre funcionários civis e militares contestando a autoridade do poder central.
Na Sociedade das Nações gera-se um movimento no sentido de ilegalizar e acabar com os trabalhos forçados nas colónias.
Coincidindo com Salazar ocupando o Ministério das Colónias, é aprovado em 1930, O Acto Colonial (Decreto n.º 18 570, de 8 de Julho de 1930). Salazar reage na instituição e na defesa do Império Colonial como uma unidade orgânica e indivisível consagrando o Acto Colonial na Constituição de 1933.
A denominação dos territórios do Ultramar português passa de "províncias ultramarinas" para "colónias". 
Em 1951 regressará à primitiva terminologia na revisão da Constituição que revoga o Acto Colonial.
 Cinzeiro do evento como brasão das várias colónias

"Somos sobretudo uma potência atlântica, presos pela natureza à Espanha, política e economicamente debruçados sobre o mar e as colónias, antigas descobertas e conquistas. Nem sempre a nossa política se fez de Lisboa ou da parte continental, mas de outros pontos, tal a ideia de que a colónias não o foram à maneira corrente mas partes integrantes do mesmo todo nacional.(...) Portugal constitui com as suas colónias um todo, em virtude de um pensamento político que se fez pelos tempos fora realidade política. (...) Alheios a todos os conluios, não vendemos, não cedemos, não arrendamos, não partilhamos as nossas Colónias com reserva ou sem ela de qualquer parcela de soberania nominal para satisfação dos nossos brios patrióticos. Não no-lo permitem as nossas leis constitucionais; e, na ausência desses textos, não no-lo permitiria a consciência nacional."
António de Oliveira Salazar - Discursos e Notas Políticas
É neste quadro que se insere a participação de Portugal na Exposition Coloniale de Paris em 1931 e da qual resulta a Exposição Colonial de 1934 como afirma Henrique Galvão: "A Primeira Exposição Colonial Portuguesa é filha de um pensamento de política Imperial que, na larga e brilhante representação portuguesa na Exposição Internacional de Paris teve a sua realização inicial."
A Exposição Colonial do Porto em 1934, servirá ainda como primeiro ensaio para o que viria a ser a Exposição do Duplo Centenário (1140-1640 fundação e restauração), também conhecida por Exposição do Mundo Português, realizada em 1940. Sobre esse certame sugiro  a consulta de:
http://macauantigo.blogspot.com/2009/04/pavilhao-de-macau-na-expo-de-1940.HTML
A réplica (em cima) e o original (em baixo) do Farol da Guia (na sua primeira versão)  Localização da réplica na exposição: em destaque no final da av. da Índia.
 Pavilhão (de Chá) de Macau na exposição do Porto em 194
Informações adicionais sobre aquela que foi a 1ª Exposição Colonial Portuguesa nestes dois posts:
As emissões filatélicas foram apenas uma das formas do Estado Novo assinalar um dos maiores feitos da década de 1930 ao nível da propaganda.

Sem comentários:

Enviar um comentário