segunda-feira, 14 de julho de 2014

A singularidade da procissão de S. Roque

A festa e procissão de S. Roque tem cerca de 200 anos em Macau. Tem início da na igreja de S. Lázaro com a imagem do «padroeiro contra a peste». O dia de S. Roque celebra-se em todo o mundo a 16 de Agosto, à excepção de Macau. 
Reza a tradição ter havido no território uma pandemia numa data incerta de um mês de Julho, possivelmente no século XIX. Como havia a urgente necessidade de apelar à intervenção divina, o povo decidiu não esperar por Agosto e realizou a procissão de S. Roque, sensivelmente com um mês de antecedência. O certo é que o surto epidémico desapareceu e, a partir daí, passou-se a celebrar o dia de S. Roque no segundo fim-de-semana de Julho. A tradição caiu em desuso a partir de meados da década de 1960, tendo voltado em força após vários surtos epidémicos terem fustigado o continente asiático, em 2008. Em Macau não existe uma igreja dedicada a S. Roque mas o santo tem nome de rua na zona do bairro de S. Lázaro.
PS: O padre Albino Bento Pais (ordenado em 1967), membro da Sociedade de São Paulo e director do jornal O Clarim desde 1985 quando chegou a Macau, morreu a semana passada em Mafra vítima de doença prolongada. Tinha 73 anos tendo saído de Macau no final de 2013. A última missa que celebrou foi há precisamente um ano na igreja da Sé.

Sem comentários:

Enviar um comentário