sábado, 24 de janeiro de 2015

Equipa hóquei em campo do LNIDH: 1956

O hóquei em campo foi uma modalidade desportiva muito popular no território ao longo da primeira metade do século XX. 
Nesta fotografia (enviada pelo leitor Rui Francisco) pode ver-se a equipa de hóquei em campo do Liceu Nacional Infante D. Henrique (LNIDH) em 1956 no campo da Caixa Escolar numa altura em que o Liceu ainda funcionava no Tap Seac num edifício que ficava em frente a este campo. O edifício ainda existe (é a sede do ICM) o campo é que já não...
As várias escolas do território (portuguesas e chinesas) tinham uma participação activa ao nível do desporto praticando-se diversas modalidades  e realizando-se torneios e campeonatos entre elas.
Na imagem em pé: Banhares, Generoso Silva, Armando Almeida, João Basto Silva, Humberto Barros e Victor Serra (g.redes). À frente: Álvaro Andrade, Severino Silva, Francisco Rodrigues, Jorge Basto Silva, Olavo Brito Lima.

Criado por por portaria de 1893 o Liceu Nacional de Macau começou a funcionar a 28 de Setembro de 1894 no convento de Sto. Agostinho, antigo quartel da extinta Guarda Policial.
Quando o convento ruiu passou a funcionar num casarão entre a Praia Grande e o Leal Senado. Já nos primeiros anos do século XX passou para o hotel Boa Vista e depois para o edifício da Avenida Conselheiro Ferreira de Almeida (Tap Seac) onde ficou até 1958. Nesse ano transferiu-se para a Praia Grande (frente à Escola Comercial - hoje Escola Portuguesa)  onde funcionou até 4 de Janeiro de 1986 quando foi inaugurado o Complexo Escolar na ZAPE que funcionou até 1999 quando foi criada a Escola Portuguesa de Macau. O edifício da Praia Grande seria demolido entre 1989/90.
Neste link encontram vários posts relacionados com o Liceu.

Sem comentários:

Enviar um comentário