sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Historic Macao, C. A. Montalto de Jesus 1902

Para este post seleccionei algumas imagens da primeira edição de "Historic Macao", a primeira história de Macau  da autoria de Montalto de Jesus, publicada em 1902 em Hong Kong (Kelly & Walsh), e que iria fazer correr muita tinta... 
Esta primeira edição teve 358 páginas e cerca de uma dezena de ilustrações. Seguiram-se outras edições. Uma delas, em 1926, seria apreendida por decisão judicial. Nesta edição o autor adiciona três capítulos sobre a situação de Macau  na época, sendo muito crítico à governação do Território e defendendo uma “autodeterminação de Macau”, sob a tutela da Liga das Nações. No prefácio escreve:
“Fica a esperança de que esta obra venha a provar-se útil e não seja simplesmente olhada como uma enfant terrible por, ao divulgar a verdade como tal, pretender estar de acordo com o verdadeiro propósito da História: salvar de uma depreciação injusta e do esquecimento grandes feitos que possam servir de vir de aviso para s. incentivo às gerações actuais e demonstrar os erros desastrosos cujas profundas consequência hão-de servir de aviso para que a posteridade evite maiores castigos. Só assim a história poderá realizar o propósito último de mostrar os deveres e os direitos cívicos de cada um e de invocar a causa da justiça na reparação de erros gritantes….”

Sem comentários:

Enviar um comentário