quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Alan Jones

Filho do também piloto australiano, Stan Jones, Alan Jones nasceu em 1946 em Melbourne. Começou por correr no seu país (foi campeão de Karting em 1958) seguindo depois para a Europa (década de 1960) e passaria por Macau ainda antes de se sagrar campeão do mundo de F1 em 1980, tendo-se estreado na modalidade em 1975. 
A estreia em Macau aconteceu em 1976 pela equipa Theodore Racing. Com o um Ford Cossworth V8 Alan bateu o recorde da volta mais rápida (com 2:20.64, um máximo que prevaleceu durante os oito anos seguintes) mas a vitória seria do seu colega de equipa Vern Schuppan, num Ralt.  Nessa prova também participou Riccardo Patrese tendo ele e Jones protagonizado duelos interessantes no Circuito da Guia. Os dois na imagem abaixo: o italiano segue atrás do escocês antes da curva R, a do Reservatório.
Jones regressaria a Macau em 1989 para a "Corrida de Campeões" organizada por Teddy Yip. Na prova que juntou 'monstros' consagrados do desporto automóvel, correndo todos em Mazda MX5 idênticos, estavam ainda lendas como Denny Hulme, Roy Salvatori, Al e Bobby Unser, Emerson Fitipaldi. Stirling Moss.

Sem comentários:

Enviar um comentário