terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Museu da Taipa e Coloane

O edifício é da década de 1920 e começou por ser o Edifício das Repartições Públicas. Fica na rua Correia da Silva (Taipa). Serviu depois a Câmara Municipal das Ilhas e alberga actualmente o Museu da história da Taipa e Coloane.
No museu, para além de se poder ver como era o edifício de dois pisos no interior estão ainda patentes achados arqueológicos resultantes de escavações feitas entre 1973 e 2006, incluindo das próprias fundações do edifício. As nove galerias incluem ainda testemunhos de como era a vida nas ilhas da Taipa e Coloane em tempos remotos. 
No rés-do-chão aborda-se a história e cultura dos tempos antigos da Taipa e Coloane, ilustrada por quadros e projecções de vídeos, nomeadamente “Arqueologia na Taipa e em Coloane”, “Alteração Territorial e Transformação das Aldeias na Taipa e em Coloane”, “Religião na Taipa e em Coloane ”. No 1º andar podem ver-se cenas do quotidiano: “Câmara Municipal das Ilhas”, “Economia da Taipa e Coloane” e “Características dos Edifícios e Desenvolvimento da Taipa e de Coloane”. Destaque ainda para uma antiga sala de reuniões com decoração dos anos 60.

Sem comentários:

Enviar um comentário