domingo, 5 de fevereiro de 2017

Uma multa de dois taeis em 1849



A 1 de Fevereiro de 1849, o governador João Maria Ferreira do Amaral ordenou a aplicação de uma multa de dois taeis a todo o chinês que fosse encontrado a jogar, nas ruas da cidade quer como jogador ambulante quer com banca fixa.
Só no final desse ano seria publicado o primeiro regulamento sobre o jogo em Macau, nomeadamente a primeira licença oficial para exploração do fantan. Isto não obstante o facto de em meados do século XIX já existirem cerca de duas centenas de casas de fantan.
Os chineses não tinham moeda corrente (existiam as moedas de cobre para uso diário, as chamadas sapecas, com um buraco quadrado no meio), sendo a prata usada como moeda.
A unidade de prata usada como moeda era o tael de prata ou liang – 兩 (mandarin pīnyīn: liǎng; cantonense jyutping: loeng).
Um tael equivaleria a uma onça de prata: 37,72 gramas.
A unidade monetária chinesa (tael) foi adoptada posteriormente como moeda oficial da China de 1889 a 1912.  O tael subdividia-se em 10 mazes (ou fzyns), 100 condorins, 1000 sapecas.


Título do livro publicado em 1793 (imagens ao lado):
"Diccionario Universal Das Moedas Pesos e Medidas Assim Metallicas Como Ficticias, Imaginarias, Ou De Conta, E Das De Fructos, Conchas, &C. Que Se Conhecem Na Europa, Asia, Africa, E America A Que Se Ajunta Huma Noticia Das Moedas Dos Judeos, Gregos, e Romanos, e dois mappas dos pêzos das principaes cidades de commercio, das medidas d'extensão reduzidas a palmos, covados, e varas, e das de capacidade, assim para secos como para molhados."

O livro não tem autor, tendo sido impresso em Lisboa na Officina de Simão Thaddeo Ferreira em 1793.
Trata-se muito provavelmente de uma tradução assinada por "hum natural de Lisboa".
Na introdução lê-se que "He este livro como a continuação ou segunda parte do Tratado das partidas dobradas, reimpresso no anno passado de 1792".


Sem comentários:

Enviar um comentário