quarta-feira, 29 de abril de 2015

Correio Marítimo: 1826

O Correio Marítimo de Macau começou a funcionar em 1798. Nessa época ainda não existiam selos uma situação que se manteve até 1884, ano em que o governador Tomás de Sousa Rosa determinou, através da Portaria Provincial n.º 11, de 27 de Fevereiro, que começassem a circular os primeiros selos adesivos de Macau, a partir do mês seguinte. 
A 1 de Março de 1884 surgiria o primeiro selo que se designou “Coroa”, por ilustrar a coroa do Reino de Portugal, e a data ficaria a representar a criação dos Correios de Macau. Ricardo de Sousa, administrador do Correio Marítimo desde 1869, assumiu a chefia dos Correios. Durante o primeiro ano, trabalhou na sua casa, no n.º 1 da Rua do Campo, e só em 1885 os Correios passaram a ter um edifício próprio, na Rua da Praia Grande, onde hoje está situado o hotel Metrópole. O edifício actual surgiria apenas na década de 1930. 
A ilustração acima é de 1826 e diz respeito a uma carta enviada de Macau para Lisboa. Pode ver outros exemplares de correio marítimo aqui e aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário